Nesta sexta-feira (10), 20 alunos do curso de iniciação profissional “Gastronomia Social Júnior” receberam o certificado de conclusão da qualificação. A capacitação é oportunidade oferecida aos interessados com idade entre 15 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, em busca de aprendizado na culinária. A iniciativa é do Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), em parceria com a Prefeitura de Itabira, via Fundo para a Infância e Adolescência, através de Termo de Fomento da Secretaria de Assistência Social (SMAS).
Os jovens e adolescentes tiveram aulas teóricas e práticas de capacitação, durante seis meses, duas vezes por semana. Na grade curricular do curso de iniciação profissional estavam incluídos introdução a habilidades básicas de cozinha; manipulação de alimentos e higiene; iniciação a confeitaria e panificação; cozinha contemporânea de raiz, dentre outros. Os jovens ainda aprenderam serviço de salão, montagem de mesa e noções de empreendedorismo. Segundo o Instituto ITI, os alunos estão prontos para iniciarem a profissão.
“Esses jovens foram capacitados na área de gastronomia. No curso tiveram contato com todos os cuidados que devem ter, em uma cozinha industrial, como fazer pratos quentes, café da manhã, atendimento e etiquetas de mesa, além de aulas práticas no Senac, para aprenderem como montar o próprio negócio. Eles estão aptos para iniciarem uma profissão,” revelou o chef de cozinha e presidente do Instituto ITI, Rodrigo Bernardi. Um estudante da Escola Estadual Trajano Procópio Silva Monteiro “Premem” destacou o método de aprendizado.
Ele agradeceu a oportunidade de ter feito o curso e pretende seguir carreira na área da gastronomia. “O curso de gastronomia pra mim, foi uma inspiração, porque desde pequeno eu sonho em fazer gastronomia. Eu agradeço muito ao professor Leandro Lélis, monitor do curso, e ao Rodrigo Bernardi, presidente do ITI. Eles me colocaram neste caminho e agora sei que vou seguir carreira e fazer faculdade na área”, disse o aluno Marcos Emanuel, de 17 anos. Para ele, foi exatamente sua a intenção em seguir a profissão.
A representante da pasta municipal de Assistência Social, Ana Carolina Pires, superintendente de Proteção Social, durante a cerimônia de formatura, lembrou das ações da Prefeitura de Itabira e da SMAS são com o objetivo de garantir a capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho, em consonância com o programa Aprendiz Social, que hoje tem 89 jovens em capacitação e aprendizado, além de atuarem como estagiários em diversas secretarias municipais. A finalidade é alcançar 120 jovens beneficiados.
Deixe um comentário