Está em tramitação o Projeto de Lei (PL), que institui o Programa Municipal de Equoterapia. O presidente da Casa, Heraldo Noronha Rodrigues, autor da matéria, explicou que a atividade é método terapêutico e educacional, que utiliza recursos com uso de animais, em abordagem interdisciplinar, com impacto positivo na área de saúde para pacientes.
Haveria benefícios também nos setores de educação e até esportiva, para desenvolvimento físico, psíquico e social, de pessoas com deficiência, autistas e/ou outras necessidades especiais. O texto passou pela reunião de Comissões Especiais na segunda-feira (6). Compareceu a psicóloga Cláudia Bragança, que fez no uso da palavra, e esclareceu os benefícios da equoterapia.
Segundo a profissional esse mesmo PL foi apresentado a aproximadamente 20 anos. Foi feito plano piloto, realizado em sua propriedade com animais próprios, com a comprovação de benefícios. Ela ainda afirmou que se trata de uma ação fantástica, porém, com alto investimento financeiro. Heraldo Noronha reconheceu o custeio, mas considera que Itabira possui alta arrecadação.
O vereador reconheceu também que a cidade precisar ser cada vez mais inclusiva. Em caso de aprovação, as despesas decorrentes da implantação do programa ocorrerão por dotações orçamentárias próprias. O Poder Executivo deve firmar parcerias/convênios com Centros de Equoterapia, e outras instituições, públicas ou privadas, para a execução do programa.
Deixe um comentário