Nos dias 15 e 16 deste mês, será realizada em Itabira a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, o evento acontecerá na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 13h no dia 15, e no auditório do UniFuncesi, entre 7h e 18h no dia 16. A conferência é aberta a todos os públicos, e as inscrições seguem até o dia 10. Para participar clique aqui. Seguem as pré-conferências preparatórias.
A programação prevê para essa sexta-feira (3), a pré-conferência no encontro da terceira idade, às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS)/Pedreira. Na segunda-feira (6) para toda a comunidade, às 18h, no Centro Pastoral ao lado da Igreja São José/Bela Vista. Na terça-feira (7), também toda a comunidade, às 8h30, na Igreja São João Batista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida/João XXIII. E dia oito de março, às 8h, no Ginásio Poliesportivo/Gabiroba.
Com o tema “Brasil que temos, Brasil que queremos”, a 12ª Conferência Municipal de Saúde vai abordar a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da SMS e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Além disso, o encontro vai deliberar sobre os temas referentes as política pública de saúde local e formular as propostas do Município que serão levadas às etapas: estadual e nacional.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde abordará o tema “Garantir direitos e defender o SUS, vida e democracia, amanhã vai ser outro dia”. Organizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a etapa nacional será realizada em julho, na capital federal, com coordenação do presidente do CNS, Fernando Pigatto, e presidida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, debatendo o protagonismo do Serviço Único de Saúde (SUS).
A conferência dará continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram no 16ª evento de 2019, quando foram delineadas proposições para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população. As deliberações da Conferência Nacional deste ano devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plurianual 2024/2027.
Fotos da pré-conferência do bairro Praia com o grupo de Lian Gong, terça-feira (28). Crédito: SMS
Deixe um comentário