Inaugurado abrigo para jovens em situação de vulnerabilidade no interior do Estado

José Arthur Filho. Crédito Cecília Pederzoli

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta segunda-feira (27) da inauguração das novas instalações do Abrigo Gabriel Luiz Ribeiro, da Comarca de Frutal, no Triângulo Mineiro. O espaço poderá acolher até 20 crianças e adolescentes em situação de risco, desde recém-nascidos até jovens com 18 anos. A obra foi custeada com recursos oriundos de penas pecuniárias e também com o apoio financeiro da sociedade civil.

O projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e todas as etapas da obra foram feitas pelos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) masculina de Frutal. O abrigo funcionava em uma casa alugada de 200 m² e agora terá uma estrutura mais adequada e confortável de 2 mil m² para atender as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O novo prédio abriga todos os espaços necessários: administração, assistência social, setor de psicologia, cozinha, berçário e módulos individualizados de dormitórios.

“Assumimos nossa parcela de responsabilidade em trabalhar por uma sociedade mais justa, oferecendo condições mais dignas e adequadas às crianças e aos adolescentes”, disse o presidente do TJMG. “É uma obra moderna que vai proporcionar às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade um acolhimento mais humanizado, mais digno e com menos traumas, possibilitando a eles sonhar com um futuro melhor”, afirmou o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Frutal, Thales Cazonato Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *