A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, visando uma maior mobilização sobre a campanha “Sexo Seguro”, reforçou durante o mês de fevereiro aos seus municípios a necessidade da realização da campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período do pré-carnaval e carnaval, com ações de conscientização da população, reforçando a necessidade de proteção através do uso de preservativos.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Vigilância em Saúde da GRS, foram distribuídos 114.480 mil preservativos masculinos, 550 femininos e 900 unidades de gel lubrificante nos municípios de sua abrangência, e para o Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento, que atende João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Catas Altas.
De acordo com o diretor da GRS, Maurício Geraldo Marques, a unidade apresentou o alerta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sobre a importância do cuidado com a saúde, por meio do sexo seguro e o uso de preservativo, além de não compartilhar seringas. “Sabemos que os nossos municípios já realizam diversas ações e campanhas de prevenção às ISTs, mas no período de Carnaval essas ações precisam ser intensificadas”, destacou Maurício Marques.
“A GRS identificou ações em vários municípios, como: Barão de Cocais, Itabira, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba, além de João Monlevade e Santa Bárbara, realizando ações mais efetivas que chamam a atenção da população, como blitz educativa e stands em locais de grande circulação e dentro dos próprios eventos de pré-carnaval”, finalizou o diretor da GRS. Em Santa Bárbara e João Monlevade, ocorreu blitz educativa e testes de HIV e sífilis.
Fotos: GRS Itabira
Deixe um comentário