Alunos da Unifei participam de projeto para construir veículo movido a combustão

Cheetah Racing na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil

O Cheetah Racing é um projeto especial focado em construir um carro movido a combustão do tipo fórmula e compete na Fórmula SAE. A equipe surgiu no ano de 2011 e em 2012 participou de sua primeira competição, quando foi considerada a melhor equipe estreante. Desde então, ela concorre todos os anos na etapa nacional. Já a equipe Cheetah E-Racing foi fundada em 2013 e tem o intuito de projetar e construir um carro elétrico tipo fórmula para participar da competição de Fórmula SAE, a maior competição de engenharia do planeta.

Consideradas Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Cheetah Racing e a Cheetah E-Racing participaram em 2022 da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil – TotalEnergies no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP). O torneio possui a chancela da SAE Brasil, organização que desenvolve atividades tecnológicas de inovação em mobilidade urbana. Duas equipes da Unifei, se prepararam para a competição com os seus projetos de carros.

O torneio foi disputado ao longo de uma semana e a avaliação dos carros aconteceu por meio de diversas provas, que mediram o desempenho de cada veículo, nos quesitos estáticos e dinâmicos, além da parte técnica apresentada pelos alunos. Disputada no Brasil desde 2004, a competição teve início na década de 1980 nos Estados Unidos. Desde que participou da prova pela primeira vez em 2012 e foi considerada a melhor equipe estreante, a Cheetah Racing participa do evento todo ano, e sua melhor colocação foi um sexto lugar geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *