Levantamento mostra quanto é necessária a prática pedagógica para os educadores

Metodologias ativas e inovadoras para aprender, relações socioemocionais, cultura inclusiva, recomposição da aprendizagem e o uso das novas tecnologias digitais serão os maiores desafios para docentes, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais em 2023. É o que aponta pesquisa desenvolvida pela FTD Educação. No levantamento feito com centenas de educadores em todo Brasil, para indicar quais os três assuntos mais urgentes deveriam estar na pauta de formação da 5ª edição digital da Jornada Pedagógica, traz o seguinte resultado: para quase 90% dos entrevistados o tema mais relevante para 2023 são práticas pedagógicas.

Em seguida, com 77% das indicações, vêm os temas socioemocional com foco nos professores e socioemocional com foco nos estudantes, respectivamente. Com 65% das indicações, o assunto inclusão aparece na quarta posição. Já o tópico tecnologia e inovação está em quinto lugar, com 59% das menções. A pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2022. E ouviu 335 respondentes, entre diretores (34%), coordenadores (51%), professores (10%) e outros profissionais da educação (5%). A ferramenta de escuta acessou todas as regiões do território nacional, sendo Norte (10%), Nordeste (25%), Centro-Oeste (11%), Sudeste (32%) e Sul (22%).

Aos participantes foi solicitado que apontassem três assuntos para serem abordados na formação. O tema das práticas pedagógicas e suas subdivisões, foi o mais pedido. Nesse contexto, o aspecto mais citado pelos participantes foi o dos métodos a serem aplicados em sala de aula, na prática. Outros pontos ligados às práticas pedagógicas, como inovação, formação docente, metodologias ativas, atividades lúdicas, dinâmicas e gamificação, também apareceram no levantamento. Nos temas ligados às questões socioemocionais, há uma divisão bem clara em dois grandes grupos do mesmo segmento: um para as demandas dos professores e outro para as dos estudantes.

Nesse quesito a prioridade é a questão da saúde emocional, seguida por tópicos como motivação, apoio, competências socioemocionais e autoconhecimento, para docentes; e inteligência emocional, relações interpessoais, família e trabalho em grupo, para os alunos. A temática da inclusão também teve participação considerável entre as respostas enviadas. Dentre as solicitações estão a adequação, tanto de currículo quanto de estrutura escolar; capacitação docente e integração entre os alunos. No âmbito da tecnologia e inovação, o quinto tema mais citado, o maior interesse está nas novidades e nas metodologias mais modernas, com 28,3%.

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