Itabira: capacitação em gastronomia para jovens em situação de vulnerabilidade

Estão abertas as inscrições para o curso de iniciação profissional em “Gastronomia Social Júnior”, voltado para o público com idade entre 15 e 17 anos, e em situação de vulnerabilidade social, através de parceria firmada entre o Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Para participar os interessados devem procurar presencialmente a sede do ITI, na rua Irmãos D’Caux, 283, Centro. Para outras informações o contato é através do telefone (31) 3840-5707.

O prazo para participar será concluído dia três de fevereiro. Oportunidade para jovens que tenham interesse em aprender a arte da culinária, e seguir na profissão. O curso terá a duração de seis meses, com aulas duas vezes na semana. Serão oferecidas 20 vagas, distribuídas em duas turmas, com horários de manhã e à tarde. Será necessário apresentar certidão de nascimento ou identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço atualizado e uma foto 3×4, além do encaminhamento da SMAS.

Esse documento é expedido pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itabira (Creas). Todos os documentos exigidos devem ser apresentados, original e a cópia. A iniciativa foi viabilizada por meio do Termo de Fomento destinado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que tem foco em políticas e programas voltados para a proteção pessoal e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O FIA também desenvolve ações para a erradicação do trabalho infantil e a profissionalização dos adolescentes. O chefe de cozinha Rodrigo Bernardi é o responsável pelo curso. Ele pontua que a qualificação em Gastronomia Júnior tem importância em vários aspectos. “Os jovens têm a chance de sair da situação de vulnerabilidade social com capacitação, emprego e renda. É difícil o jovem conseguir a primeira oportunidade no mercado sem experiência, e nós proporcionamos isso a eles”, destaca.

Rodrigo Bernardi

Ainda de acordo com Rodrigo Bernardo, presidente do ITI, uma turma já completou o curso no ano passado com 100%de aprovação e participação. “Os alunos estão muito empolgados, vários sonhos, querendo aprender e fazer a faculdade de Gastronomia,” ressalta. Os adolescentes selecionados serão capacitados com introdução a habilidades básicas de cozinha; manipulação de alimentos e higiene; iniciação a confeitaria e panificação; e cozinha contemporânea de raiz.

O curso traz também um módulo com serviço de salão, montagem de mesa e noções de empreendedorismo, para ampliar a oferta deste profisisonal de atendimento. São critérios de admissão para o curso: estar na faixa etária (15 e 17 anos e 11 meses), ser público em vulnerabilidade socioeconômica, matriculados e frequentando a rede pública de ensino, residentes em Itabira, ter disponibilidade e comprometimento com as aulas teóricas e práticas, e interesse em trabalhar na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *