O Janeiro Branco é um movimento social, dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional. O mês foi escolhido por ser símbolo de recomeço de ciclo, o que inspira as pessoas a refletirem sobre suas vidas e objetivos que desejam alcançar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e a ansiedade, transtornos de saúde mental, aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano de pandemia.
O objetivo da campanha nacional, que este ano aborda o tema “a vida pede equilíbrio” é estimular a sociedade a adotar hábitos mais saudáveis que contribuem para uma melhor condição psicológica. “Estresse, ansiedade e depressão são apontados como o mal do século. A rotina intensa das pessoas já era um agravante, então veio a pandemia e muita gente precisou se isolar, mas isso gerou problemas psicológicos”, explica a médica Gisele Abud.
“Os pacientes chegam, são medicados e encaminhados para avaliação psiquiátrica. Se for o caso, encaminhamos esse paciente para ser acompanhado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Tenha uma rotina de cuidados com a saúde física com prática de exercícios e no trabalho ou em casa, cumpra uma demanda/atividade por vez sem se cobrar rigorosamente,” afirma.
“Invista em uma alimentação saudável e equilibrada, faça atividades de meditação, relaxamento e atenção plena, agradeça pelos acontecimentos que alegram seu dia e comemore conquistas, priorize seu sono com ciclos de pelo menos 8h diariamente, evite uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, e diminua o tempo de navegação na internet, principalmente redes sociais, e finalmente leia livros, ouça músicas e assista filme,” conclui a médica.
Deixe um comentário