Biblioteca Pública de Minas será reaberta depois de revitalização do acervo

Foto: Léo Bicalho/Secult-MG

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, na capital vai reabrir totalmente as portas para o público no dia 27 de janeiro, incluindo o anexo Professor Francisco Iglesias, que funciona na rua da Bahia. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), é símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer na capital mineira. O acervo é composto por 500 mil itens.

As obras realizadas abarcam, no prédio sede, projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), guarda corpo das rotas de fuga, instalação de porta corta-fogo no primeiro pavimento, além de acessibilidade e outros itens, como manutenção de janelas e fachada. Também houve impermeabilização para sanar problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo. O local conta com salas de estudos e pesquisa.

O anexo na rua da Bahia,  que será reaberto no dia 27, contou com projeto de segurança para obtenção do AVCB, por meio de instalação do guarda corpo das rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios, além de manutenção elétrica no primeiro e segundo pavimentos do prédio e melhorias na fachada. A entrega desse espaço representará a reabertura total da Biblioteca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *