Morro Santo Antônio recebe plantio de árvores através do projeto “Jardins da Minha Cidade”

Nesta quinta-feira (12), a comunidade quilombola Morro Santo Antônio recebeu 14 mudas de ipê roxo e rosa, através do projeto “Jardins da Minha Cidade”. A ação também mobilizou a população que aproveitou a oportunidade para encontrar com representantes do governo municipal, apresentar as demandas e discutir soluções. O local escolhido foi a área da antiga escola municipal, onde hoje funciona o Centro Comunitário da localidade. Ao som do Grupo de Folia de Reis do bairro João XXIII, o momento se tornou festivo.

A iniciativa vai deixar o espaço mais bonito, além de provocar um sentimento de pertencimento na comunidade, que irá cuidar das árvores. O prefeito Marco Antônio Lage reforçou o carinho e a atenção do governo com as comunidades, principalmente, com a população quilombola, rica em cultura. “Esta comunidade traz toda uma história da nossa ancestralidade. Estão enraizados aqui muitos conhecimentos com base na cultura negra e temos um grande desafio de trazer para essa população um serviço de qualidade, que não foi oferecido anteriormente”, explicou o prefeito.

Para Rosemary Álvares de Souza “Dona Rosinha”, representante significativa do quilombo, essa aproximação com o prefeito e secretários é fundamental para o desenvolvimento do Morro Santo Antônio. “Foi uma surpresa muito boa. Esta foi a primeira vez que um prefeito, no meio do mandato, vem até a comunidade. Fiquei emocionada e isso aumentou a minha esperança no governo”, disse dona Rosinha. Marco Lage aproveitou o evento e comemorou junto à comunidade seu aniversário de 59 anos.

A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com o objetivo de revitalizar diversos pontos da cidade e zona rural. O plantio de mudas deixa os espaços mais alegres e coloridos. A ação contribui com o ecossistema florestal da região e promove vários benefícios ao meio ambiente. O plantio de mudas segue instrumentos públicos vigentes no município, como o Plano Diretor e o Manual Técnico de Arborização, lançado em setembro do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *