Projeto da Unifei sobre Hidrogênio Verde é destaque em workshop

Antônio Hurtado (Universidade Técnica de Dresden-ALE) e as professoras Márcia Regina Baldissera Rodrigues e Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, da Unifei. Fotos: Lúcia Garrido Rios/CH2V/Unifei

No final de 2022 foi realizado o 1º Workshop do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento ocorreu no campus  Itajubá, e teve em sua comissão organizadora Fagner Goulart Dias, Geovani Rodrigues, Kelly Reis, Lucia Garrido Rios e Roberto Akira Yamachita. O workshop ocorreu de forma híbrida e gratuita, com palestrantes presenciais e transmissão pelo canal da Universidade Federal no YouTube. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor, professor Edson da Costa Bortoni, e os representantes da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, Lorayne Santos, João Fávaro e Marcos Oliveira Costa.

Cerimônia de abertura do workshop
com o reitor Edson da Costa Borton

No primeiro dia de evento, houve palestras proferidas por João Fávaro, da GIZ; Patrícia Naccache, assessora da Secretaria Executiva do Programa H2 Brasil, do Ministério de Minas e Energia (MME); Mônica Saraiva Panik, da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2); Antônio Hurtado, da Universidade Técnica de Dresden, Alemanha; Marina Piva, da Neoenergia, e Ennio Peres, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No segundo dia, as palestras foram feitas pelos professores Luiz Augusto Horta Nogueira e Afonso Henriques Moreira Santos, professores aposentados da Unifei. Também foram apresentados trabalhos da equipe de pesquisadores. A realização coincide com o início de construção do CH2V da Unifei, com data de término prevista para setembro de 2023.

Palestrante João Fávaro

Acsa dos Santos Martins, mestranda de Pós-Graduação em Engenharia de Energia da Unifei, obteve o 2º lugar na Hackathon 2022, do programa iHAC 2 Green – Inovação em Hidrogênio Verde, realizado pelo H2 Hidrogênio Verde, Aliança Brasil-Alemanha e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) com apoio da agência GIZ e do MME. O projeto Hidrogênio Verde Para Todos foi desenvolvido por Acsa sob orientação da professora Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e por uma equipe com mais cinco integrantes de diversas cidades do país. O Hidrogênio Verde (H2V) é uma fonte de energia que pode ser obtida pela eletrólise da água, o que resulta em um combustível com mínimo impacto ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *