População atingida pelas chuvas precisa ficar atenta aos riscos com eletricidade, diz Cemig

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Como aconteceu em anos anteriores, algumas regiões de Minas Gerais tem sido fortemente atingidas pelas chuvas de verão nos últimos dias e, em algumas situações, estão ocorrendo enchentes e inundações, sejam relacionadas ao acúmulo de água da chuva nas vias ou ao aumento das vazões nas cabeceiras de rios e córregos. Por esse motivo, a Cemig destaca que é necessário a população redobrar os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

“Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24h/dia e, caso este fio partido esteja em uma área alagada, ninguém poderá se aproximar desta área alagada”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.

Somente profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica. Ao deixar a casa por causa das águas, é importante que desligar disjuntores e também retire os equipamentos das tomadas. Para evitar danos aos aparelhos, é aconselhável ainda que eles sejam depositados em locais mais altos, pois assim evita-se que a água atinja os circuitos internos das peças. Quando estiver seguro para o retorno das residências, os moradores precisam verificar, se a energia está desligada.

“A água pode entrar na tubulação elétrica e, por isso, a população precisa contratar um eletricista experiente para realizar essa vistoria, tanto nas instalações quanto nos equipamentos”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho. Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate seguro.

“Para sair do automóvel, deve-se abrir a porta, e saltar para longe, sem tocar na lataria e no chão. Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros. Caso o veículo não esteja danificado e funcione normalmente, é importante que o condutor dirija para um local longe do fio partido e somente depois, certa de que o fio não está mais no veículo, desça e ande para o mais distante possível além de ligar imediatamente para a Cemig no 116”, orienta João José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *