Itabira assume protagonismo regional com presidência da Amepi e do Consmepi

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) elegeram o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, como presidente da gestão 2023-2024. A cerimônia de posse foi realizada nesta quinta-feira (5), na cidade de João Monlevade, com a presença de todos os 14 prefeitos associados. A nova diretoria é composta pelos prefeitos, Ailton Guimarães (vice), de Nova União, e de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (secretário).

“Nós somos uma grande máquina. A AMM é a engrenagem maior, mas se não construirmos as parcerias com as associações menores, toda a máquina pára. Quando se assume uma entidade, você tem que saber entender o problema de cada um e desistir de bandeiras político-partidárias, a grande missão é atender todos de forma igualitária”, disse o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), e ex prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius. Deixou a presidência da Associação, e do Consórcio, Fernando Rolla, atual secretário.

Como objetivo, o grupo trouxe já no discurso de posse pautas relevantes na luta pelo desenvolvimento regional, como a duplicação completa da BR-381, conhecida como rodovia da morte, e a necessidade de infraestrutura adequada para as rodovias estaduais que dão acesso aos municípios. Como destaque, Marco Antônio Lage salientou a importância da Amepi no protagonismo dos municípios frente ao Estado e União, uma vez que a entidade reúne cerca de 400 mil habitantes e arrecada R$18,2 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).

Marco Antônio Lage (C), Ailton Guimarães (D), e Fernando Rolla (E)

“Quero fortalecer ainda mais esse instrumento que permite que resolvamos de forma ágil problemas comuns que demoraríamos muito mais para serem resolvidos se cada ente municipal tivesse que agir isoladamente. Meu apelo é para que a região do Médio Piracicaba seja um exemplo na vacinação contra essa doença. Nossos índices estão ruins, com cidades abaixo de 60% do público-alvo. A proposta é que a gente se engaje e trabalhe firme para alcançarmos pelo menos 90%”, afirma Marco Antônio Lage.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *