Como administrar as autocobranças

Mônica Machado

É preciso ter em mente que você pode fazer o seu melhor, sem ultrapassar seus limites físicos e emocionais

Segundo Monica Machado, psicóloga, fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein; a autocobrança é a constante busca pela pseudoperfeição e, consequentemente, gera expectativas irreais, tornando uma das principais causas das nossas maiores frustrações.

Em uma era de exigências, adversidades, comparações, dilemas e muita sobrecarga, que tal começar o ano aprendendo a se cobrar menos? “Autocobrança é sobre tudo o que queremos esconder: imperfeição, vulnerabilidade, sensação de impotência e incapacidade. Afinal, ninguém quer se sentir, ou ser visto, dessa forma. Daí a necessidade de se cobrar sempre, e cada vez mais”.

Para Monica Machado, é preciso ter em mente que você pode fazer e dar o seu melhor, sem ultrapassar seus limites físicos e emocionais. Essa nova forma de pensar neutraliza as emoções negativas e faz com que seja possível se relacionar ou atuar em determinadas situações com menos pressão interna e mais equilíbrio emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *