Especialista mostra como o empreendimento pode alcançar resultados

Foto: Fecap

O sonho de muitos brasileiros é se tornar patrão, assumindo as rédeas da própria vida profissional. Mas nem sempre uma boa ideia se torna um bom negócio. Segundo a professora de empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Miriam Vale, o mais importante na hora de pensar em abrir e estruturar um negócio é entender a fundo quais são as necessidades do público que queremos impactar.

“Não adianta nada ter uma ideia super engenhosa se na verdade não teremos para quem vender nosso produto ou serviço. O empreendedor nunca pode deixar de ter em mente as necessidades e os problemas do cliente que ele quer resolver. Não adianta ter um produto ou serviço que nos parece extremamente tecnológico e rebuscado, sendo que ninguém se dispõe a comprá-lo”, alerta a docente.

Segundo Miriam, antigamente, quando se falava de empreendedorismo, sempre se tinha a ideia de que era extremamente importante um plano de negócio. É claro que planejar as coisas é importante, entretanto, hoje é mais comum usar a metodologia de design thinking, que privilegia inicialmente as questões das pessoas que irão usar os produtos e serviços: o empreendedor é obrigado a se colocar no lugar do consumidor e cliente.

“Deve-se começar a pensar em soluções que poderiam caber para os problemas e necessidades do público-alvo. A partir de todas as ideias geradas, escolhemos uma e executamos. Mesmo que não seja o ideal, é muito importante essa execução inicial para ter devolutivas o quanto antes do público e saber o que se pode melhorar,” destaca Miriam Vale, sugerindo o Minimum Viable Product – MVP (Produto com Mínima Viabilidade).

“É importante que o cliente teste e diga o que achou, para que o empreendedor possa melhorá-lo ainda mais,” diz a docente. Outra opção para testar as ideias é pensar em protótipos de alta ou baixa fidelidade: quando a indústria automobilística já coloca nas ruas seus carros mascarados para rodar, temos um protótipo de alta fidelidade, quase pronto para o lançamento no mercado.

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