Cartórios brasileiros, a instituição mais confiável, aponta pesquisa

Crédito: Guia Cartórios Brasil

Os cartórios brasileiros ocupam a primeira colocação nos quesitos confiança, importância e qualidade dos serviços à frente de outros 14 órgãos públicos e privados. Esta foi a principal conclusão da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que realizou entrevistas com usuários do serviço em cinco capitais brasileiras, como Belo Horizonte. A pesquisa encomendada pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e pela Confederação de Notários e Registradores (CNR), foi realizada este ano e ouviu quase mil homens e mulheres acima de 18 anos que utilizaram os serviços de Registro Civil, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionatos de Notas e Tabelionatos de Protesto.

Segundo o presidente da Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, a avaliação positiva é reflexo do trabalho da classe cartorária em sempre aprimorar os serviços prestados, através do investimento em tecnologia e a constante capacitação das serventias e seus colaborabores. “Buscamos sempre as atualizações disponíveis no mercado, para atender os cidadãos da melhor forma possível, proporcionando segurança jurídica e acesso fácil aos serviços prestados”, conta Ari. Nos últimos anos o segmento migrou 98% dos seus serviços para o meio eletrônico, que agora podem ser realizados pelos usuários pela internet ou por meio de aplicativos. Os Cartórios se mantêm como a atividade mais bem avaliada para 76% dos entrevistados.

Já em relação a importância dos serviços prestados, a pesquisa aponta que 72% o consideram importante, em razão da segurança jurídica que oferecem aos negócios pessoais e patrimoniais das pessoas. Para eles a imagem desta atividade é caracterizada pela seriedade, honestidade, confiança e credibilidade. Quando questionados sobre a qualidade dos serviços prestados, 72% dos entrevistados estão satisfeitos na avaliação de itens como cortesia e grau de conhecimento dos atendentes, qualidade do atendimento, fornecimento de informações necessárias, organização da fila de espera, tempo de espera para ser atendido e de realização do serviço, informatização, conforto e infraestrutura do local.

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