Importantes pesquisas científicas revelaram que a utilização do fertilizante orgânico melhora o desempenho das plantas e contribuiu para o controle de nematoides, pequenos vermes que costumam atacar os canaviais. O primeiro estudo, coordenado pela pesquisadora Raffaella Rossetto, demonstrou que o uso deste fertilizante em todas as doses avaliadas, aumentou significativamente a produtividade da cana-de-açúcar em relação às plantas que receberam apenas adubação mineral.
Os três componentes da produtividade: altura, diâmetro e número de ramos laterais, apresentaram médias altas com o uso do insumo nas doses de cinco e 7,5 toneladas por hectare, as que apresentaram maior eficácia, não diferindo estatisticamente dos resultados obtidos apenas com a aplicação do fertilizante orgânico sem a adubação mineral. Nesse sentido, a dose recomenda é de 5 toneladas por hectare de fertilizante orgânico como o tratamento mais econômico, ou 2,5 toneladas por hectare do produto, associado à adubação mineral.
Para condições de alta produtividade esperada, a recomendação é de cinco toneladas por hectare, junto com adubação mineral. O uso do fertilizante orgânico na dose de cinco toneladas por hectare, sem adubação adicional com fertilizante mineral, promoveu ganhos de produtividade de 13,7% ou cerca de 15 toneladas por hectare, ante o tratamento com baixa adubação, e cerca de 8,9% de aumento sobre o tratamento com a dose maior de adubo mineral.
Deixe um comentário