No campo é necessário o comprometimento com o bom funcionamento das máquinas agrícolas, sobretudo com a adesão a novas tecnologias. Uma máquina que não recebe as devidas manutenções pode trabalhar fora da sua condição ideal, apresentando problemas como quebra inesperada, consumo excessivo de combustível, desgaste prematuro de componentes, aplicação incorreta de insumos, além de comprometer a segurança do operador, e dos auxiliares. Por isso, a manutenção preventiva é primordial.
O agricultor cooperado da Coopercitrus, Bruno Adriano Cardoso, de São Gotardo (MG), administra mais de 500 hectares de plantio de grãos, realizando operações como preparo de solo, correção, plantio, pulverizações e colheita para silagem. Para realizar todas as operações com eficiência, Bruno possui três tratores e diversos maquinários, que precisam estar em perfeito funcionamento durante toda a safra. Para isso, ele conta com os serviços da Coopercitrus na assistência técnica e na manutenção.
“Com a chegada da cooperativa trouxe uma nova estrutura e mecânicos especializados. Quando alguma máquina apresenta problema, eu confio na avaliação da Coopercitrus e na qualidade dos serviços também. Máquina parada é prejuízo, atrasa o calendário das operações e dá mais dor de cabeça. Nem todo produtor tem a mentalidade de fazer a manutenção preventiva, mas é muito importante,” salienta o produto rural mineiro. É necessária estrutura na manutenção em máquinas agrícolas.
Deixe um comentário