Sudeste pretende fazer menos compras no fim de ano, diz pesquisa

Crédito: FDR

A menos de 10 dias do Natal, os brasileiros que moram na Região Sudeste vão reduzir em 43% as suas compras no final do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mesmo representando uma grande parte da população, trata-se do menor percentual entre todas as regiões do país. O dado é apontado na edição mais recente da pesquisa Radar Febraban, divulgada nesta quinta-feira (15), que revela o balanço que a população brasileira faz do ano de 2022. O levantamento foi feito entre os dias 29 de novembro a cinco de dezembro, com três mil pessoas.

Se 43% dos sudestinos pretendem fazer menos compras em 2022, o percentual sobe na região Nordeste (50%). A proporção é de 49% no Centro-Oeste e de 45% no Norte e no Sul. Em todo o país, 46% dos brasileiros pretendem comprar menos. Além do destaque para a região Sudeste, a grande maioria dos brasileiros está muito satisfeita com a vida que leva e muitos avaliam que 2022 foi um ano que trouxe melhorias no campo pessoal. A análise dos segmentos sociodemográficos mostra que os mais velhos estão mais satisfeitos com a vida que vêm levando do que os mais jovens (18 a 24 anos).

Quando avaliam a situação do país em geral, a opinião de que o Brasil melhorou em 2022 no comparativo com 2021 é um pouco maior do que a percepção de piora. No Sudeste, as áreas em que o Brasil mais piorou e teve mais problemas em 2022 foram a da saúde (18%); inflação e custo de vida (14%); e emprego e renda (13%). Já as áreas com o sentimento de que o Brasil mais teria melhorado e avançado neste ano, são a do emprego e renda (19%); corrupção (10%); saúde (8%); e infraestrutura a exemplo da malha de rodovias e o setor de saneamento (8%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *