Encontro entre usuários e seus familiares, apoiadores, diretoria, Poder Público, e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira, nesta quinta-feira (15) mostrou a evolução da instituição nos últimos anos, durante gestão da agora, ex-presidente Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, eleita em 2016, e reeleita em 2019. A passagem oficial do cargo a Solange Aparecida de Souza, será dia dez de janeiro. No evento, parceiros como, Instituto Max do projeto Corrida Rara, e as empresas Barbosa Mello e Aterpa, foram destaque como instrumentos de inclusão social.
“Em 2020, no início do meu segundo mandato, começou a pandemia, que pegou a todos de surpresa. Diversos planos e projetos tiveram de ser suspensos e cancelados. Infelizmente, com o desemprego de várias pessoas, as arrecadações das doações tiveram uma queda preocupante. Porém, o trabalho iniciado em 2018 de conscientização da população da importância da Apae, e o aumento substancial das doações, principalmente em dinheiro, conseguimos atravessar aquele momento tão difícil”, disse a Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, ao discursar aos presente ao evento.
“Estar aqui na Apae é sempre emocionante. Ver o trabalho deste povo tão lindo é de encher os olhos. O Rotary se sente orgulhoso em ser parceiro,” disse Marconi Coura, presidente do Rotary Club, instituição ligada ao movimento apeano. A iniciativa privada também tem sido determinante na vida dos usuários. A Aterpa, por exemplo, recentemente contratou 25 apaeanos, como colaboradores. “Instituições que cuidam de pessoas merecem um cuidado diferenciado e elas têm sempre destaque em nossas pautas,” revelou o Secretário de Governo, Bernardo Rosa.
“Ainda com resquícios dos momentos ruins da pandemia, conseguimos fechar com superávit, o caixa da instituição. Provando assim, que uma gestão séria e compromissada no financeiro, público e no pessoal, tem suas vitórias. Quero continuar o trabalho que estamos fazendo e tenho esperança de crescermos ainda mais, já que a pandemia amenizou e poderemos discutir com entidades públicas e privadas, meios de manter a instituição funcionando tão bem,” destacou Solange Souza, Secretária da atual Gestão, e presidente eleita, empossada em janeiro de 2023.
Ela ainda citou algumas ações, como a reforma e funcionamento da piscina térmica, revitalização do playground, manutenção da casa de adaptação, adequação dos banheiros, pintura, substituição de janelas, e investimentos na lavanderia, entre outras ações. Também prestigiaram: Ellen Sena, representando o vereador Rodrigo Assis Diguerê; e Denise Fênix, lotada na Secretaria Municipal de Educação, representando a titular da pasta, Laura de Souza Silva. A Apae sobrevive de doações e convênios, para contribuir, basta entrar em contato pelo telefone: (31) 3834-0101.
Deixe um comentário