Como administrar alimentação no período mais festivo do ano

Final de ano é época de confraternizações, Natal, réveillon e muita comida, na maioria das veze pouco saudável. Neste período, a tendência de ganhar peso é comum. Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, os quilos adquiridos no curto período das festas de final de ano, que são notados principalmente até o fim de janeiro, podem afetar a balança ao longo de toda a vida.

Baseados na análise de peso de 2.924 voluntários de três países, durante 12 meses, os pesquisadores constataram que os participantes engordavam cerca de 2kg nas festas e perdiam, ao longo do ano, 1,5kg, fazendo com que o 0,5kg a mais fosse acumulado anualmente. Segundo a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), alguns fatores justificam o ganho de peso no final do ano.

Comportamentos, como: alimentos de maior densidade energética, tamanho das porções, bebidas calóricas, e menor nível de atividade física, impactam com o ganho de peso. “Mesmo quem foi regrado com a alimentação ao longo do ano, não resiste à tentação e acaba se deixando levar pelas deliciosas iguarias, sem pensar nas consequências. A dica é tentar o equilíbrio, não se privando do prazer de comer, mas sem exageros”, diz Claudia Chang.

Você pode usar a criatividade e fazer diferentes opções de sanduíches. Como usar o peito de peru, até optar por outros ingredientes, como alface, tomate, milho, cenoura picada, frango desfiado e queijo branco. Dê preferência ao pão light ou ao integral, rico em fibras. Evite usar molhos, maionese ou manteiga. No caso de salgados, opte pelos assados, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas, e quiches, entre outros.

Faça um prato generoso de folhas e leguminosas, de preferência, temperado apenas com azeite e sal. Além de ajudar na digestão, a salada aumenta a saciedade, evitando que você se esbalde nas comidas mais calóricas e gordurosas. Escolha o que você realmente quer comer e exclua o que seria apenas gula. Só então pegue seu prato e se sirva das comidas que você optou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *