Consulta sobre tratamento de dermatite atópica grave em planos de saúde

Crédito: Educar Saude

Está aberta até o dia 21 de dezembro a Consulta Pública que receberá opiniões da sociedade sobre a atualização do rol de procedimentos e medicamentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Entre os temas consultados está a inclusão do dupilumabe, medicamento imunobiológico para o tratamento da dermatite atópica grave em pacientes adultos, com indicação de tratamento sistêmico e que apresentem falha, intolerância ou contraindicação à ciclosporina, agente imunossupressor usado para diminuir as reações imunológicas do organismo.

Dupilumabe, que teve parecer preliminar favorável da Agência Nacional de Saúde (ANS) à incorporação no rol, é o primeiro medicamento que atua especificamente na causa da dermatite atópica, a Inflamação Tipo Dois, que se caracteriza por uma reação exagerada do sistema imunológico. O medicamento, que foi incorporado ao rol da ANS recentemente para o tratamento de asma eosinofílica e asma alérgica grave, doenças também causadas pela inflamação tipo 2, representa uma solução para uma necessidade não atendida no caso da dermatite atópica grave em adultos, já que atualmente não existe nenhum tratamento disponível para esses pacientes.

O objetivo da consulta pública é saber se a população concorda ou discorda, mesmo que parcialmente, das recomendações iniciais sobre o que os planos de saúde devem cobrir. As opiniões contribuirão para que a decisão da ANS seja tomada de forma transparente e democrática. Todos podem participar pelo site da ANS, para dizer se concordam ou discordam da recomendação favorável da ANS para a incorporação de dupilumabe. Na hora de fazer a contribuição, é importante justificar o motivo da opinião: pode ser falando de experiência própria ou de alguém que conheça que tenha dermatite atópica grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *