A Cemig apresentou as ações de enfrentamento ao período chuvoso, que integram a Operação Verão, desenvolvida pela empresa de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica para os seus quase nove milhões de clientes, mesmo em condições meteorológicas adversas. A empresa realizou aportes de R$ 2,5 bilhões de investimento em reforço e crescimento da rede de distribuição este ano e, adicionalmente, R$ 515 milhões em manutenção do sistema elétrico do Estado. Os detalhes foram divulgados em um evento realizado nesta quarta-feira (7) no edifício-sede da empresa em Belo Horizonte, que contou com a participação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) de Minas Gerais, Defesa Civil, prefeitos e entidades.
Para o diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes, o evento serviu como uma prestação de contas da Cemig para a sociedade. “A Operação Verão é a forma de mostrar como nos preparamos para o momento em que somos mais demandados. Nesta época do ano, as chuvas vêm com rajadas de ventos e raios, sem contar o excesso de água, que podem gerar diversas situações adversas para além da falta de energia, como deslizamentos de terra, interdição de estradas e rodovias e uma série de outros problemas. Por isso, a importância de a Cemig mostrar como ela se preparou para esse período de maior exigência do sistema elétrico e, muitas vezes, maiores dificuldades para as equipes chegarem aos locais para atendimento”, salienta.
Somente neste ano, a companhia realizou inspeção em quase 194.190 km de redes de distribuição e transmissão, limpeza de faixa de 24,5 mil quilômetros de vegetação rural, 451.910 serviços de podas de árvores, mais de 3,3 mil análises de óleo em transformadores e o atendimento a 74.000 ordens de serviço de manutenção preventiva. Para automatizar a rede elétrica, a Cemig instalou 6.264 religadores e, também, inaugurou ou ampliou a capacidade de atendimento de 45 subestações e ainda está previsto reforço na ordem de 12 mil quilômetros de rede. Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia que prevê a ocorrência de tempestades.
Deixe um comentário