O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Itabira é regulamentado por portaria do Ministério da Saúde, e por Decreto Municipal, para oferecer serviços para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encontrados apenas, em outras cidades, como: regulação e marcação de exames, consultas e tratamentos; retirada de medicamento e os resultado de exames em Belo Horizonte; agendamento de transporte, inclusive para acompanhantes; estadia na Casa de Apoio; e avaliação sobre fornecimento de ajuda de custo para pacientes e acompanhantes, conforme indicação médica.
O atendimento mediante agendamento de transportes é feito diariamente, com distribuição de senhas a partir da abertura dos portões da Policlinica, por ordem de chegada. Todos os usuários que estiverem até o horário final do expediente no TFD, deverão ser atendidos. O serviço atua de segunda a sexta-feira, de porta aberta, até às 16h. O agendamento para o transporte deve ser feito com pelo menos quatro dias úteis de antecedência, em relação ao procedimento. São necessários originais e cópias dos documentos: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão SUS e comprovante de endereço, do paciente e do acompanhante, se necessário.
Para a Casa de Apoio, é necessário justificar a permanência no local, condicionado ao transporte via TFD, assim, só poderão usar a hospedagem aqueles pacientes que viajarem para Belo Horizonte pelo serviço. Idosos ou portadores de deficiência física ou mental também podem solicitar o acompanhante. Para requerer o transporte, é exigência, no caso de usuários menores de 18 anos, estarem acompanhados pelo representante legal. Crianças com até dois anos poderão, excepcionalmente, dispor de dois acompanhantes (preferencialmente os pais).
Os acompanhantes deverão ter mais de 18, e menos de 60 anos, portar documentos pessoais, além de ter capacidade física e mental, e não residir no município de destino. Usuários do TFD não podem ser acompanhantes de outros. Também não será permitida a substituição do acompanhante após a emissão dos bilhetes das passagens, além de não ser permitida a substituição do acompanhante, em trânsito. O TFD fica na rua Luiz Ventura, 75, vila Piedade (Policlínica Municipal). Telefones: (31) 3839-2303/2285/2517/2501; e 3839-2501 (whastapp).
Deixe um comentário