Vida Ativa terá 11 núcleos, 770 participantes, e recomeça em dezembro

Almoço de lançamento na Aposvale de Itabira

Nova roupagem da iniciativa foi lançada em almoço na sede da Aposvale, nesta terça-feira (22)

O projeto Vida Ativa, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) para o público da “melhor idade” voltará a ser executado presencialmente em Itabira. A partir de cinco de dezembro, a iniciativa será retomada e com novidades. Serão incluídas ações de cunho artístico, cognitivo e interativo, ministradas por profissionais de educação física e orientadores especializados, em cada segmento. O projeto contará também com a realização de eventos comemorativos, passeios, bailes, festivais de dança, shows e palestras com temas definidos pelos próprios participantes.

O lançamento do projeto em nova roupagem ocorreu em almoço festivo na Associação de Aposentados, Pensionistas, e Empregados das Empresas Patrocinadas pela Valia (Aposvale), dia 22. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, disse que além do novo formato há um estudo para que a iniciativa chegue também nas comunidades rurais. “Cada um de nós tem que ter a consciência de que incentivando o Vida Ativa estamos promovendo a cidadania, fazendo a vida ficar melhor na cidade”, destacou.

Ao todo serão 11 núcleos em todas as regiões de Itabira. Mais de 500 pessoas já se inscreveram para participar do Vida Ativa, e segundo Natália Lacerda de Faria, gestora da SMELJ, a ideia é alcançar ainda nesse primeiro momento de retomada 770 participantes, incluindo os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, com possibilidade de estender para outras comunidades rurais. O núcleo central será no Valeridoce Esporte Clube (VEC) com aulas de natação e hidroginástica.

Há ainda, turmas disponíveis nos bairros: Gabiroba, João XXIII, Boa Esperança, Santa Tereza, São Marcos, Bela Vista, Amazonas (Ativa/Associação dos Técnicos Industriais da Vale), vila São Joaquim (Arfita/Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira), com atividades gratuitas, e 70 vagas por núcleo. Para participar, basta ter mais de 55 anos. Informações sobre inscrições e vagas diretamente nos núcleos. Para detalhes adicionais o telefone/whatsapp da SMELJ: (31) 3839-2202.

A retomada foi planejamento da Prefeitura de Itabira, como um dos eixos estruturantes no desenvolvimento social, humano e econômico. “As atividades físicas, que têm importância para a qualidade de vida, independência e autonomia dos idosos, serão bem aproveitadas. Mas agora também teremos atividades artísticas, culturais, recreativas, interativas, momentos em que vamos explorar o máximo das práticas corporais, dando oportunidades como a fanfarra, que é tradicional, jogos e hidroginástica”, detalhou Natália Lacerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *