Mais de 100 alunos-atletas de Minas vão disputar as Paralimpíadas Escolares Brasileiras

Crédito: Marcus Cicarini/Feemg

As Paralimpíadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, estão ocorrendo em São Paulo (SP). Os jogos vão até o dia 26 de novembro e a delegação mineira conta com 103 estudantes-atletas que disputarão nove modalidades: atletismo, bocha, futebol PC, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis em cadeira de rodas e tênis de mesa. Medalhista em edições anteriores, o judoca belo-horizontino, Daniel Batista Pereira, de 17 anos, chega à capital paulista com grande expectativa de conquistar medalha.

“A emoção não é só a medalha. Não é somente o prêmio que significa alguma coisa. A experiência da viagem, a oportunidade que estou tendo na vida, tudo é gratificante. Eu tenho a capacidade de ter uma vida normal como qualquer outra pessoa, mesmo tendo dificuldade visual e auditiva. Esses jogos significam isso, que eu posso ter um monte de oportunidades. O esporte deu sentido aos meus sonhos”, afirma o judoca Daniel, aluno da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, na capital, que se inspira em Antônio Tenório, maior judoca paralímpico brasileiro da história.

Itabira será representada

Além da Cidade de Drummond, nesta etapa nacional, Minas será representada por estudantes-atletas de 33 escolas/instituições de 18 municípios: Araxá, Belo Horizonte, Betim, Ibirité, Ipatinga, Jesuânia, Naque, Oratórios, Pará de Minas, Patrocínio, Pitangui, Poços de Caldas, Resplendor, Sarzedo, Timóteo, Três Corações e Uberaba. As Paralimpíadas são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte (SEE), para estimular a participação dos estudantes com deficiências em torno do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *