Um grupo de 20 empreendedores e profissionais que atuam no setor do turismo na região de Itabira, principalmente nos distritos e comunidades rurais de vocação turística, participaram entre os meses de setembro a novembro, de uma série de capacitações promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Minas (Sebrae-MG) para reforçar, desde a importância de um bom atendimento ao cliente, até as técnicas de condução para a segurança e a integridade física dos turistas que visitam a região.
O treinamento teve cerca de 80h de atividades, entre teoria e prática, que também apresentaram a importância da constante inovação nos serviços e empreendimentos ligados ao turismo, especialmente, no cenário de recuperação pós-pandemia. Entre os tópicos que foram abordados no curso estão: estudo sobre o meio ambiente e cultura; características e competências do condutor; técnicas para condução de grupos em ambientes naturais; introdução a sistemas de gestão de segurança e gerenciamento de riscos.
Itabira se desponta no ecoturismo, e turismo de aventura, principalmente, nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, onde está inserida a comunidade de Serra dos Alves. “A estratégia de capacitação de empreendedores e condutores é importante para atrair novos turistas, e colaborar com o desenvolvimento econômico, aproveitando o cenário de retomada do setor, sobretudo, a demanda por locais que permitem o contato com a natureza e o turismo de experiência”, destaca analista do Sebrae, Gina Carla Ambrósio.
A recepcionista Gisele Duarte foi uma das participantes das capacitações, e afirma que o treinamento ocorreu no momento ideal para que ela tenha uma visão melhor do local onde vive. “Agora, tenho mais conhecimento sobre os atrativos turísticos da região. Aprendi técnicas para receber melhor os turistas, com regras e cuidados que devemos seguir para proporcionar uma experiência completa aos nossos visitantes”, relata. A qualificação do Sebrae Minas ocorreu em parceria com a Prefeitura de Itabira.
Recuperação do turismo
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca Minas como o segundo Estado que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades Turísticas (45%). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) ainda aponta que, em 2021, 11% das viagens nacionais aconteceram no Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) estima-se que, entre janeiro e maio deste ano, 11,78 milhões de turistas tenham passado por Minas Gerais, com uma média mensal de 2,35 milhões de pessoas.
Deixe um comentário