Depois de quatro meses, Itabira volta a registrar vítima fatal do coronavírus

PSMI

A covid-19 voltou a matar em Itabira. A Prefeitura Municipal emitiu nota a imprensa no final da tarde deste sábado (19), informando que um idoso de  74 anos, com comorbidades, faleceu por complicações causadas pela doença. A vítima estava internada no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), em estado grave. Ele tinha Mal de Alzheimer, em estágio avançado.

Este foi o 397º falecimento de portador do coronavírus. O óbito 396 ocorreu em nove de julho de 2022, ou seja, há 132 dias, ou a pouco mais de quatro meses. O Boletim Epidemiológico que na véspera do falecimento, voltou a ser publicado pela Prefeitura de Itabira, indicava 15 novos casos nas 24h mais recentes, e 53 pessoas em isolamento domiciliar.

Legislação

Novo decreto municipal, que sairá na próxima semana, vai regulamentar medidas restritivas que visam ampliar a prevenção ao contágio em Itabira. O uso de máscara continua sendo obrigatório nos serviços de saúde, e voltará a ser obrigatório no transporte coletivo e nas estações de embarque e desembarque de passageiros.

Haverá também essa exigência no transporte escolar; e nos serviços de transporte por táxi ou através de aplicativo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda o uso da proteção facial nos demais locais, sobretudo quando houver aglomeração, pessoas idosas, com ou sem comorbidades, e não vacinadas.

Testes

Testagem

Itabira continua oferecendo testagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no PSMI. “É importante relembrar que a cobertura vacinal completa e os cuidados diários de etiqueta respiratória, higienização das mãos e o isolamento de pessoas suspeitas ou confirmadas continuam sendo fundamentais para o combate ao agravamento da proliferação da doença,” finaliza a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *