O Programa Cres@arte, da Prefeitura Municipal de Itabira, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), fecha o ano com apresentações de espetáculos teatrais com o tema “Paz, Como se Faz”. E como, em todos os anos, a equipe do programa escolhe um tema para nortear os trabalhos realizados pelas oficinas.
Cada modalidade artística desenvolve as habilidades referentes ao seu componente, levando em consideração o tema principal e a forma como ele pode ser expresso na e pela arte. A culminância do Projeto está acontecendo na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos para toda a comunidade escolar, em espetáculos teatrais.
“Incluir arte e cultura no currículo escolar de nossos alunos propicia uma formação cidadã completa, consolidando valores como: cooperação, trabalho de equipe e a valorização das habilidades múltiplas que cada indivíduo possui. O programa é uma grande potência nesse sentido, trabalhando com os alunos também a auto estima e o auto conhecimento por meio dos trabalhos artísticos”, segundo Laura Sousa, gestora da SME.
Nesta quinta (17), os alunos da Escola Municipal Professora Didi Andrade apresentaram a peça “Gruda, Cisne”. Adaptada por Ceiça Araújo, “Gruda, Cisne” é uma fábula infantil ambientada na idade média, que conta a história de um rei, pai de uma linda, mas melancólica princesa, que oferece um grande prêmio a quem faze-lá sorrir.
“Estes espetáculos são fruto de toda reflexão feita sobre o tema proposto para este ano. É o momento dos alunos mostrarem, através do teatro, dança e audiovisual, como esta reflexão foi importante e como a arte contribui para formação como pessoa,” comemorou Júlio Rodrigues, professor, vereador e coordenador do programa.
Deixe um comentário