Dia 19 de novembro é a data do Empreendedorismo Feminino

No próximo dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de evidenciar e valorizar esse protagonismo feminino no mercado empresarial. E o Brasil é o sétimo país com o maior número de empreendedoras, com suas características e desafios de empreender.

O estudo anual realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio da Rede Mulher Empreendedora e Meta, e execução do Instituto Locomotiva, revela que para 41% das empreendedoras a receita de suas empresas ainda não é suficiente para pagar as despesas do negócio. Já 35% dizem obter receitas suficientes para pagar despesas, mas apenas 11% têm a possibilidade de também poupar.

Entre as que conseguem guardar dinheiro, 36% delas reinvestem no próprio negócio, 20% colocam na poupança, 14% utilizam o valor em casa e 13% investem em educação. O estudo ainda mostra que, no país, 60% das empreendedoras são negras, 37% brancas, 2% descendem de asiáticos e apenas 1% se considera indígena. Em relação à escolaridade, 28% das empreendedoras possuem ao menos ensino superior e 24% ensino médio.

Os dados integram a 7ª edição da pesquisa, elaborada anualmente pelo IRME para abordar temas relacionados ao universo do empreendedorismo feminino, trazendo diferentes perspectivas sobre o perfil dessas mulheres, sua visão de mundo e a relação com seus empreendimentos, além dos desafios que enfrentam no dia a dia. A maioria das empreendedoras são casadas (57%) e 73% delas são mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *