Itabira terá seu 1º Festival Gastronômico

Rodrigo Bernardi no seu pronunciamento

Evento foi confirmado no lançamento da edição 2022 do programa Gastronomia Social 

O salão Alta Vista é a nova sede do programa Gastronomia Social desenvolvido pelo Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), e parceiros. A roupagem da edição 2022 do projeto foi apresentada ao público na noite desta terça-feira (8), e segundo a gestão do ITI, se trata da realização de um sonho, na ocupação de espaço democrático. O Gastronomia Social nasceu em 2019, ainda na antiga sede, com espaço reduzido, mas embrionário, com a finalidade de capacitar e qualificar pessoas, principalmente na faixa de vulnerabilidade social.

“Mesmo em uma cidade com a vocação minerária, é necessário buscar a tão sonhada diversificação econômica, assim decidimos oferecer algo pro comércio, e o terceiro setor, que carecem de mão de obra qualificada. Por exemplo, uma cozinheira que recebeu investimentos de qualificação, se valoriza no mercado, além de poder empreender. Por isso, desenvolvemos o ‘faça e venda,’ para salgados e doces, que podem ser comercializados. Em 2020, veio a pandemia, interrompendo a modalidade de cursos presenciais,” disse o presidente do Instituto ITI, Rodrigo Bernardi.

Ainda conforme o gestor do ITI foi necessário resiliência e se reinventar, como a criação do canal da Gastronomia Social, no Youtube com conteúdo didático. Toda a produção de alimentos durante as aulas eram doadas para as duas casas lares, a Instituição de Longa Permanência de Idosos ‘Lar de Ozanan’, além da Casa de Repouso Salvador Recanto Pires em Santa Maria, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itabira e Santa Maria de Itabira, além dos Hospitais, Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Com controle da pandemia, a organização se viu obrigada a buscar espaços mais amplos, e considerando o mercado imobiliário, o consulado da Alemanha se tornou um importante parceiro da iniciativa, viabilizando o novo local, e permitindo a expansão necessária, além de reativar o ‘faça e venda’. O local foi encontrado em setembro, e o start ocorreu ainda sem concluir a reforma. Mas já com o novo espaço, foi possível ampliar o leque de cursos com o Gastronomia Social Júnior, voltado para adolescentes de 15 a 17 anos.

Desde agosto ocorre o treinamento da nova turma, com noções de: panificação, confeitaria, atendimento, composição de mesa, etiqueta e montagem da mesa-mineira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), via Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A ideia é que até dezembro, os alunos completem a qualificação para inserção no mercado de trabalho. As aulas são terças e quintas de manhã, e à tarde. Já no projeto “Reconquista”: Confeitaria – Faça e Venda, com a metodologia das três fases, há formação integral do indivíduo, além de gerar desenvolvimento comercial e econômico.

“Queremos trabalhar o pessoal de cada indivíduo, no desenvolvimento humano e ocupar os espaços, para garantir o pertencimento, além do amor próprio. Atuar coletivamente, com o melhor de cada ser humano. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã e à tarde, com a modalidade ‘festa’, aliada ao empreendedorismo, trazendo cursos de imersão, em parceira com Senac, com noções de marketing e precificação, para posterior experimentação em um período de 15 dias, e já o aporte financeiro com patrocínio da cartões Stone.

1º Festival Gastronômico Sabores de Itabira

A cidade terá sua economia aquecida, além de incentivar a busca pelos estabelecimentos que atuam no segmento de alimentação e afins, através do Festival Gastronômico Sabores de Itabira – 1ª edição, em consonância com a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCDDA), para mostrar o que se produz em Itabira, garantindo visibilidade, e incluindo a participação de representantes da agricultura familiar, e comunidades Quilombolas.

O evento será nos dias dois, três, e quatro de dezembro com local e detalhes da programação ainda a serem publicados. Terá também premiações, para os três melhores colocados, desde que sejam competidores amadores, com kits de eletrodomésticos. Haverá comitantemente o concurso da sobremesa “mais doce” reativando a memória afetiva, com as receitas que se perpetuaram por gerações. As inscrições para Festival Gastronômico estão abertas desde três de novembro nas redes sociais do evento. Se inscreva clicando aqui.

Clique aqui e acesse a página oficial no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *