Estudo indica que 85% dos consumidores utilizam comércio eletrônico

Foto: Nuvemshop

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais habituados às compras online e concentram sua jornada em marketplaces (espaço virtual onde se faz comércio eletrônico no sentido mais amplo), buscando otimizar suas compras através da facilidade para encontrar preços mais baixos, conveniência e ampla escolha de produtos e serviços. A empresa que estiver atenta a esses detalhes será mais relevante na jornada de compra do consumidor omnichannel (baseado na concentração de todos os canais utilizados pela empresa), e terá mais oportunidades de relacionamento e vendas.

De acordo com o estudo especial “Marketplaces: Hábitos e tendências do consumidor brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, 85% dos consumidores utilizam os marketplaces como principal plataforma de compras online, e cerca de 80% dos consumidores afirmam utilizar outros marketplaces antes de comprar. O principal motivo para a compra em marketplaces é “encontrar preços mais baixos”, citado por 73% dos shoppers, seguido por “é mais fácil/ prático/ conveniente” (60%), e “ter uma escolha mais ampla” (55%).

“Os marketplaces são uma das principais forças do e-commerce no Brasil e no mundo. Sua presença é constante no dia a dia dos consumidores e, hoje, o varejista que quer ser relevante no e-Commerce precisa ter uma estratégia sólida nas diversas plataformas digitais”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC. E a competição pelo cliente nos marketplaces não se limita ao Brasil – é uma competição global. “A possibilidade de encontrar preços mais baixos é o principal driver de consumo, tanto para compras em plataformas dentro do Brasil, quanto em compras crossborder, que são vistas com naturalidade pelos clientes”, analisa Terra.

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