O Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina: 31,5 bilhões de tentativas de janeiro a junho deste ano, segundo levantamento da Fortinet, um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a Black Friday se aproximando, esses ataques podem se tornar mais frequentes e o brasileiro precisa estar atento ao nível de segurança dos e-commerces que acessam e evitar possíveis golpes.
“Na Black Friday, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, explica Gabriella Montini, diretora de estratégia corporativa na FC Nuvem, empresa da FCamara especializada em serviços gerenciados de TI e licenciamento de nuvem, com foco na transformação digital absoluta.
A especialista indica três pontos de atenção para os consumidores na hora de fazer compras online durante a Black Friday:
Cuidado com o phishing
Phishing é o ato de enganar as pessoas para que compartilhem suas informações confidenciais, como senhas e número de cartões. Para “fisgar” a vítima, os golpistas normalmente se passam por funcionários de uma organização de confiança e enviam um e-mail ou SMS com um link. Caso a pessoa caia na armadilha e clique no link, ele direcionará para um website fake, onde os criminosos poderão obter dados de login e senha, por exemplo.
Atenção aos pagamentos com PIX
Existem diversas formas de se aplicar um golpe por meio do Pix e no período de Black Friday isso pode aumentar. Como é possível fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e manipulam esses dados, direcionando a transferência para outro recebedor e não para o e-commerce em si. É fundamental que o cliente, antes de concluir o pagamento, verifique o nome de quem receberá o dinheiro, para confirmar que se trata do destinatário correto.
Verifique selos e certificados de segurança
Esse tipo de recurso é usado em lojas virtuais para proteger os dados dos usuários e proteger o próprio site contra fraudes. Por isso, ao entrar em uma loja online, verifique se há a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes indicam que a conexão é segura.
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