Função exercida por tatuadores ganha espaço no mercado

Com o passar dos últimos anos, diversas profissões obtiveram uma crescente significativa em relação à mão de obra e serviços disponibilizados para os consumidores brasileiros e em todo o mundo. Um desses exemplos está direcionado ao tatuador, que mesmo diante da pandemia da covid-19, registrou uma crescente de profissionais no mercado. É o que afirma uma pesquisa divulgada pela IBIS World, onde aponta que a indústria global de tatuagem cresceu cerca de 23%, em 2021.

No entanto, essa crescente pode estar relacionada também a busca da capacitação e preparação desses profissionais que optam cada vez mais por abrir o seu próprio negócio. De acordo com os dados obtidos a partir de uma análise do Sebrae sobre os números do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), cerca de 98% dos tatuadores e profissionais de body piercing que pretendem ter seu próprio estúdio têm procurado a formalização do ofício por meio da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI).

Ainda segundo esses dados, a taxa de participação de microempreendedores individuais encontra-se em torno de 68%, considerando a média dos diversos segmentos econômicos. Para que essa profissionalização possa acontecer, por muitas vezes é necessário um acompanhamento de profissionais que já atuam a muito tempo na área e usam do seu conhecimento para ensinar e orientar os mais novos tatuadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *