
Sede da SME
O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) tem como objetivo formalizar a inscrição e encaminhamento para matrícula dos alunos às vagas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, para o ano de 2023, na Rede Pública de Ensino de Minas Gerais (Escolas Municipais e Estaduais). As inscrições deverão ser feitas para os candidatos (inclusive alunos matriculados e frequentes em instituições de Educação Infantil, públicas ou particulares, que tenham interesse em se matricularem na rede municipal de ensino, legalmente autorizadas) que em 2023 estarão no primeiro ano do Ensino Fundamental, com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023. Também devem ser inseridos no Sucem, alunos de outras redes, estudantes já matriculados em 2022 na rede pública, mas que a escola atual não oferte em 2023 o nível de ensino que o aluno deve estar cursar no ano seguinte.
Alunos matriculados em 2022 na rede pública, mas que não renovou a matrícula para o ano de 2023. Ainda os alunos matriculados em 2022 no Ensino Fundamental de Itabira, que ofereça o nível de ensino para o aluno em 2023, terão vagas garantidas, sendo desnecessária a realização deste cadastro. O aluno matriculado no 3° ano das Escolas Municipais: Américo Giannetti, e Água Fresca, têm vaga assegurada para o 4° ano em 2023 no Colégio Municipal Professora Didi Andrade, e Escola Municipal Professora Antonina Moreira, respectivamente. As inscrições no Sucem serão realizadas, exclusivamente em formulário digital, (cadastroescolar.educacao.mg.gov.br).
Pais e responsáveis, ou o próprio aluno, se maior de idade, poderão realizar a inscrição. Aqueles que não têm acesso a internet podem comparecer nas escolas, onde terão equipamento disponível, com auxilio de um servidor. O aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido, não será encaminhado para matrícula nas escolas, sendo necessária a inscrição para vagas remanescentes. Documentos necessários no ato de inscrição: nome completo do aluno; data de nascimento; certidão nascimento/casamento (sexo e naturalidade); endereço, telefone e e-mail, Identidade e CPF do aluno, filiação, declaração que ateste deficiência do aluno se houver, rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ano na escola; indicação de até três escolas próximas, e informar se há irmão na mesma instituição de ensino.
Deixe um comentário