Valério recorre ao TJD-MG por vaga no Módulo II de 2023

Presidente do VEC, João Mario de Brito

O Valeriodoce Esporte Clube (VEC) ainda pleiteia uma das vagas no Campeonato Mineiro – Módulo II de 2023, apesar de ter sido eliminado, nas semifinais, ao perder para o North em Montes Claros, dia 29 de outubro. Como o Coimbra não poderia ser promovido, porque disputou a Segunda Divisão, como clube rebaixado, automaticamente, seu adversário, o Itabirito, foi considerado promovido no Campeonato Mineiro, o que o VEC não concorda. Conforme documento enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), o time de Itabira teria melhor campanha que o Itabirito, e diante da alegação, se considera legítimo merecedor do acesso.

“O Itabirito, que também não chegou a fase final, garantiu a vaga sobressalente, dada a impossibilidade do Coimbra em ascender ao Campeonato Mineiro – Módulo II,” cita o Valério no documento encaminhado ao TJD-MG. O time de Itabira ainda alega que a suposta irregularidade foi reclamada dentro do prazo, considerando os dias úteis, em relação a partida, e a busca de revisão de critérios usados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). “O jogo de volta entre Itabirito e Coimbra terminou em dois a dois, com a vitória do Coimbra por três a um na primeira partida, levando o time à final com o North. O primeiro jogo da final está marcado para está sexta-feira (4).

North e VEC em Montes Claros

Por suposto descumprimento do regulamento o Valério pediu efeito suspensivo e a imediata paralisação do Campeonato Mineiro 2022 – Segunda Divisão, até que o mérito seja julgado. O Coimbra disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2022, sendo rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro do mesmo ano. A diretoria de competições da FMF teria enviado ofício, em resposta ao questionamento do Itabirito, informando que caso o Coimbra se classificasse para a final, a vaga seria da equipe, por ter sido a melhor classificada na 1ª fase do Campeonato Mineiro – Segunda Divisão.

Conforme documento protocolado pelo VEC, a diretoria de competições utilizou do disposto no artigo 8º para fundamentar a sua escolha, pelo Itabirito, como classificado ao Módulo II. Cita o referido artigo: “ao final dessa fase, a se publicou classificação geral dos clubes para definição dos confrontos das fases seguintes, os quatro clubes mais bem colocados em cada grupo avançarão para as fases seguintes,” não estipulando claramente, que a classificação da 1ª fase será considerada em todas as demais etapas da competição esportiva, e acrescenta que disputa ocorreu em grupos distintos, não havendo, sequer, um confronto direto entre Valério e Itabirito. E considerando às semifinais, o VEC terminaria a frente do adversário pelo melhor saldo de gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *