A automatização de processos é essencial em diversos setores do varejo. Em supermercados, por exemplo, a implantação de leitores de código de barras substituiu a somatória manual do valor dos produtos que passavam pelos caixas, evitando erros humanos no processo, além de reduzir o tempo nas filas no momento do check-out. Hoje, em algumas redes já é possível encontrar caixas de autoatendimento, que permitem ao próprio consumidor registar suas compras.
Segundo dados da pesquisa feita pela Cortex em 2022, o varejo é um dos setores que mais investem em soluções tecnológicas e de inovação com foco no crescimento do negócio. “Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e valorizam empresas que apostam em estratégias de transformação digital para otimizar processos”, afirma Daniel Carioni, gestor de marketing da Toledo do Brasil, empresa que destina cerca de 4,2% do faturamento anual, em pesquisas.
“Temos 95 colaboradores que trabalham no setor de engenharia e inovação, dedicado à pesquisa e desenvolvimento no setor de pesagem. Em cinco anos, a Toledo do Brasil já investiu cerca de R$100 milhões com objetivo de oferecer ao mercado balanças cada vez mais inteligentes. Temos mais de 150 projetos em andamento na Toledo do Brasil, que envolvem melhorias nos produtos existentes, estudo para entrada de novos produtos e implementações de software para áreas do varejo, indústria, serviços e a própria manufatura da empresa”, pontua o gestor.
Além do autoatendimento, a balança também proporciona benefícios aos operadores, aumentando a produtividade e tornando o processo muito mais rápido e ágil. “O recurso de reconhecimento de voz é muito eficiente para a otimização de tempo, pois ele permite que os operadores acionem o equipamento sem tocá-lo, evitando situações que, com o tempo, reduzam a vida útil da balança”, disse Vittoria Cassoni, analista de produtos da empresa.
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