Cemig alerta sobre instalação de enfeites perto das estruturas elétricas para a Copa do Mundo

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, os torcedores já começam os preparativos e a enfeitar as ruas em todo país. Mas a Cemig dá um alerta importante à população: é proibido instalar quaisquer objetos e itens de decoração em postes e outros componentes da rede elétrica, ​incluindo os padrões de energia das residências, pois o risco de acidentes é muito grande.

Nos últimos dias, a companhia intensificou a fiscalização dentro de suas ações de prevenção para a segurança da população. Dessa forma, equipes da empresa  já começaram a identificar ornamentações em estruturas que comportam a rede elétrica de até 13,8 mil volts em sua área de concessão, um tipo de ação que não deve ser praticada e que pode causar acidentes gravíssimos.

No mês passado, um caso ganhou repercussão após moradores instalarem uma decoração na rua Francisco Bicalho, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, fazendo algumas amarrações nos postes da Cemig. Técnicos da empresa estiveram no local e, em comum acordo com os organizadores, encontraram uma solução alternativa para a manutenção dos enfeites sem utilização das estruturas da companhia e eliminando os riscos elétricos para a população.

“As orientações são fundamentais para que sejam evitados acidentes com a eletricidade, que podem ocorrer no momento de instalação ou da retirada dos enfeites, ou até mesmo o lançamento desses componentes contra o cabeamento de energia em função da força do vento​, fenômeno característico neste período chuvoso que se inicia”, salienta João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig.

Ainda segundo João José, no caso da rua Francisco Bicalho, o diálogo e as orientações foram determinantes para o desfecho satisfatório e seguro da situação de risco encontrada. “A Cemig parabeniza e agradece os organizadores pelo entendimento e compreensão neste nosso desafio de levar a segurança com energia elétrica para todos, sem prejuízo para a população e sem riscos de acidentes”, destaca o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *