Ferramenta na difusão da cultura itabirana, Kombi da Poesia vai percorrer cinco cidades mineiras

A Kombi da Poesia Itinerante, difusora cultural da cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, está realizando um tour por cidades mineiras, levando poesia, música e expressão cênica para polos turísticos e tradicionais do Estado. Coma combinação de teatro, música e poesia cantada, a ferramenta pretende preencher espaços ainda não alcançados. Com essa ação, haverá difusão da cultura itabirana, promovendo o acesso democrático e popularização de criações artísticas.

O projeto foi desenvolvido mediante estratégias promovidas pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), para difundir a obra Drummondiana. Com a intenção de propagar poesia, convidou o artista Lucas Lage para desenvolver a concepção do veículo temático. O propósito é de levar entretenimento e a obra Drummondiana pelas ruas, por meio da expressão artística dos músicos e performistas.

A intenção é ressignificar a vivência social sob o contexto extrativista minerário, impulsionando a economia local nas cidades. O projeto viaja por Mariana (dia 20), Ouro Preto (21), São João Del Rei (22), e Tiradentes (23), até fechar a viagem em Belo Horizonte (24/10), na celebração da 21ª Semana Drummondiana, nos 120 anos de Drummond, dia 31 de outubro. O momento tornou se perfeito para espalhar a obra do “Poeta Maior”.

Os locais das apresentações ainda não serão divulgados, com a proposta de buscar espectadores, encantando-os com cultura inesperada, e despretensiosa, além de entregar entretenimento gratuito aos moradores. A Kombi tem como atual organizador, o intérprete, declamador e ator Lucas Lage, que convida: o violonista, Emmanuel Costa; o vocalista Yago Rios, que interpreta as canções; e a violinista Nouara Monteiro.

“São vários passos que estamos dando para o fortalecimento cultural de Itabira, um deles é a universalização cultural, cantando a nossa aldeia para o mundo. Nossa intenção é levar Itabira em cada cantinho do Brasil e do mundo, e sempre com Drummond. Queremos abrir as portas para aguçar a vontade das pessoas em visitar nossa Itabira, do ecoturismo e berço da mineração,” diz o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *