No próximo sábado (22), às 15h, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com apoio da Vale, realiza mais um simulado prático de emergência de barragens. Detalhes da operação foram tratados nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), em uma reunião de alinhamento com as demais autarquias e entidades envolvidas.
Participaram da reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nas regiões onde ocorre o simulado haverá interrupção no trânsito no horário entre15h e 16h.
Desta vez, a atividade contará com a participação dos moradores residem nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) de seis barragens. Ao todo, a ação vai mobilizar 29 bairros e comunidades. Como nas edições anteriores, durante o simulado os moradores serão avisados com o toque de sirenes e deverão seguir pelas rotas de fuga, dirigindo-se ao ponto de encontro mais próximo, onde serão registrados.
“É interessante a participação porque temos que condicionar os moradores em caso de algum evento envolvendo barragem. No município temos 16 barragens e parte da população estão nas ZAS. O objetivo é treinar essas pessoas para que elas tenham entendimento de todas as medidas a serem adotadas em casos extremos”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Nilma Macieira.
Deixe um comentário