Conheça a “baby talk” linguagem usada com as crianças de colo

Fonte: Baby Discovery Box

A “baby talk” é o nome dado à fala direcionada a crianças, em especial bebês, que é infantilizada e costumeiramente usada, mas esse tipo de fala realmente traz benefícios às crianças? Quem nunca mudou seu tom de voz para falar com um bebê? É quase automático usarmos uma linguagem infantilizada, mais lenta e simples, muitas vezes imitando um bebê aprendendo a falar. No entanto, essa linguagem infantilizada é bem recebida pelos pequenos? Seu uso, mesmo que automático, traz benefícios ao desenvolvimento da criança?

Fonte: Baby Gooroo

É instintivo usar a “fala de bebê”, ao se dirigir a crianças, em especial nos primeiros anos de vida, alterar o ritmo de voz, repetir sílabas desconexas, simplificar e lentificar a fala é uma ação que está ligada no automático. A forma é o nome dado a esse modo de comunicação característico da fala direcionada a crianças, em um primeiro momento pode parecer apenas uma maneira carinhosa e afetiva de tratar os pequenos, mas a ciência explica os benefícios desse tipo de fala para a interpretação e desenvolvimento das crianças. Esse modo de falar não é puramente cultural, pois em diversos países e culturas.

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues

A voz humana faz parte do cotidiano do bebê, podendo ser ouvida desde a barriga da mãe por volta do 5º mês de gestação, explica o Pós PhD em neurociências e mestre em psicologia, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.  “O sinal do processamento de palavras é mais forte quando crianças com desenvolvimento típico ouvem palavras faladas em entonação semelhante a de bebês, em vez de falas dirigidas ao modo adulto, este é mesmo o caso com crianças de até 36 meses,” disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *