Projeto de extensão da Una oferece “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo”

O “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Una (EMAU)” é um projeto de extensão em funcionamento desde o início do segundo semestre de 2022, no curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário, como três eixos principais: desenvolvimento profissional, tecnológico e urbano da região de Itabira. Os atendimentos são realizados nas terças e sextas-feiras, de 18h as 19h, no prédio da Una, localizado na rua São José, 27, Centro.

Vale destacar que os serviços ofertados pela instituição são gratuitos e, para participar, basta que os interessados se direcionem até a unidade e procurem o setor responsável. Podem se inscrever conselhos ou comissões de moradores e demais movimentos representativos que necessitam de assessoria técnica em projetos nas áreas da Arquitetura e Urbanismo. O projeto atuará junto à comunidade e será uma ferramenta pedagógica de integração dos alunos.

Conforme definição da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea), o Emau é um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo sem fins lucrativos, que tem como objetivo atender as demandas sociais de uma determinada localidade e aprimorar a educação em Arquitetura e Urbanismo. É um tipo de projeto comumente adotado por instituições de ensino que primam pela excelência dos cursos da área.

“Entre os objetivos está o auxílio na formação profissional dos alunos; realizar pesquisas acadêmicas envolvendo o processo de projetação, materiais e técnicas construtivas; mapear localidades e equipamentos comunitários que necessitem de projetos de intervenção no âmbito da proposta do EMAU; elaborar propostas de intervenção arquitetônicas e urbanísticas segundo demandas da comunidade”, afirma o professor do curso de arquitetura, Adilson Cruz.

Além de contribuir para comunidade com a redução de custos em projetos arquitetônicos, a iniciativa potencializa as habilidades dos alunos. “Esse projeto nos prepara para o mercado de trabalho. Por meio dele é possível projetar e executar atividades com materiais de baixo custo. Nem toda ideia ou projeto precisa de um alto investimento e poderemos realizar esse exercício de reflexão”, comenta a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Una, Giovana Zanon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *