Lavras Novas, distrito de Ouro Preto recebe projeto “Sons e Sabores”

Lavras Novas, um dos 12 distritos de Ouro Preto, a 140 quilômetros de Itabira é a primeira cidade a receber o projeto “Sons e Sabores”, entre os dias sete e 16 de outubro. Serão dias com muita comida boa e música. Idealizada pela empresa FCA e Pulsar Brasil, a iniciativa tem como proposta impulsionar o turismo, a cultura, a gastronomia e as pousadas locais, além de potencializar a cidade como um destino turístico. O distrito oferece trilhas, cachoeiras, passeios a cavalo e de quadriciclo, tendo como destaque a vocação para o ecoturismo,principalmente, por ostentar a tirolesa em um ponto mais alto do Brasil, a 1.500 metros de altitude acima do nível do mar.

Com aproximadamente 1.500 habitantes, Lavras Novas é apontado como um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar, descansar, contemplar as montanhas, ou tomar banho de cachoeira. A cidade também faz parte do Caminho Novo da Estrada Real. Eberty Salles, um dos organizadores do evento, explica que o Projeto Sons e Sabores contará com a participação das doninhas, as cozinheiras e quituteiras locais. “As doninhas ganharão barracas para oferecer ao público iguarias tradicionais da culinária mineira”, conta.  “Vamos mostrar a arte  culinária caseira das doninhas de Lavras Novas. Elas poderão apresentar a delícia de seus pratos, de uma culinária simples e rica entre o cheiro e o tempero durante o festival,” diz.

As atividades do projeto serão desenvolvidas no entorno da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, considerada o cartão postal da cidade. A igreja foi construída no século XVIII e se destaca pela sua importância história, cultural e pela beleza arquitetônica. De acordo com Salles, o intuito desse projeto é fomentar a economia para todas as pousadas e restaurantes, bem como valorizar a cultural de Lavras Novas com a apresentação de shows com músicos locais.  Ele adianta que outras localidades já estão sendo mapeadas para receber o evento e citou Monte Verde, Diamantina, Poços de Caldas e Ouro Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *