Modernização em serviços federais através de portal na internet

Solicitar o pagamento do Auxílio Brasil e a obtenção de carteiras de Trabalho, Identidade e de Trânsito são alguns dos quatro mil serviços disponíveis na plataforma Gov.Br. O site registra, mensalmente, mais de 200 milhões de transações efetivadas a partir do catálogo de atendimento digital do Governo Federal. Dados atualizados do Ministério da Economia, coordenador do sistema, indicam que mais de 137 milhões de brasileiros mantém conta ativa no Gov.Br e recorrem às funcionalidades da plataforma.

A digitalização já alcança 84% da totalidade de 4,8 mil serviços públicos disponíveis à população. O objetivo é que, até o final de 2022, 100% destas ações estejam digitalizadas. Até o momento, 204 órgãos públicos já se integraram à plataforma. A meta da iniciativa é simplificar a vida do usuário, gerando economia aos cofres públicos e à população. A estimativa do Ministério da Economia é que são economizados, anualmente, R$ 4,6 bilhões ao Poder Público e aos cidadãos com a oferta de serviços pela internet.

O Gov.Br pode ser acessado pelo site homônimo e pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A partir da criação da conta, forma-se um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Dessa maneira, com um único usuário e senha, todos os serviços integrados ao Gov Br poderão ser acessados. Os três serviços mais acessados, no último mês, foram a consulta de Cadastro de Pessoa Física (CPF); o recebimento do abono salarial; e a consulta à restituição do Imposto de Renda, conforme levantamento do Ministério da Economia.

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