A promoção da inclusão digital em Itabira é o objetivo principal de um projeto da Prefeitura de Itabira e das instituições de ensino: Centro Universitário Una e Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira. Ao todo, estão sendo capacitadas 75 pessoas com iniciação à informática, de forma gratuita. Os participantes foram selecionados em parceria através de duas pastas da administração pública: as Secretarias de Assistência Social (SMAS) e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). Um dos critérios é a situação de vulnerabilidade. O ciclo de aprendizagem será de aproximadamente três meses.
“O projeto de inclusão digital é pensado para garantir uma Itabira justa e sustentável. Por meio dele é possível promover a melhor capacitação para o mercado de trabalho para as pessoas da cidade. Entendemos que o desenvolvimento local só é alcançado quando reduzimos as desigualdades. Essa parceria é um sucesso graças ao bom trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social, que assiste de perto a realidade do nosso território. A expectativa é que possamos ampliar a gama de vagas, diversidade e complexidade de cursos nas próximas edições”, explica Frederico Dornellas, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os inscritos aprenderão sobre o pacote básico Office (Windows, Word e Excel). As aulas iniciaram na semana passada e foram distribuídas em três turmas. O curso de informática atende pessoas a partir de 13 anos. Os monitores são alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Computação da Una Itabira, e a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, da Unifei. A ação visa facilitar o acesso aos meios tecnológicos da internet a uma fatia da população com menor poder aquisitivo. Novas turmas serão abertas para dar continuidade ao projeto. Para cursos e vagas a SMDECTIT abre oportunidades em diversas áreas. Clique aqui e saiba mais.
Deixe um comentário