Nova armadilha contra mosquito da dengue reduz propagação em 80%

A Biovec, empresa do Grupo Lara, com o objetivo de impedir a transmissão do vírus da dengue, está importando exclusivamente para o Brasil o produto In2Care, que consiste em uma armadilha de auto disseminação contra o mosquito, agindo de forma a interromper o ciclo reprodutivo do vetor, reduzindo a sua infestação. No Brasil, o produto, que vem sendo testado desde 2020, apresentou eficácia na redução de mosquitos em 80%. As aplicações do In2Care já ocorreram no município de São Paulo, nos bairros Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia; em Santos, litoral de São Paulo; em Londrina, no Paraná; e no Distrito Federal.

Além da recomendação de não deixar a água parada, uma das formas mais conhecidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, é a pulverização de inseticida, mais conhecido como fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais pessoas contraiam a dengue. Por outro lado, estudos mostram que este produto pode causar intoxicação e tem apresentado baixa eficiência no combate ao vírus.

Já o In2care é uma armadilha que atrai mosquitos fêmeos do Aedes Aegypti, que estão prestes a produzir ovos. O mosquito repousa no local, deposita os ovos na água e é contaminado pelo larvicida lá aplicado. Quando os ovos se transformam em larvas na água, mais odores são gerados e atraem outros mosquitos para a armadilha. Depois, as larvas morrem antes de completarem o estágio de desenvolvimento. Quando o mosquito fêmeo contaminado sai da armadilha, o larvicida contido nele se dissolve e contamina outros locais com água, repetindo o mesmo ciclo que ocorre dentro da armadilha e matando novas larvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *