Por muito tempo, a poupança reinou sozinho como investimento preferido de brasileiros de todas as classes sociais. Mas os CDBs ou Certificados de Depósitos Bancários já se aproximam da caderneta na preferência dos mais ricos, segundo dados da pesquisa C6 Bank/Ipec, que ouviu mil brasileiros das classes A e B com acesso à internet. De acordo com a pesquisa, 22% dos entrevistados declararam possuir algum recurso aplicado em CDBs, percentual próximo ao da tradicional poupança (28%).
Com a Selic em 13,75% ao ano, a rentabilidade da poupança perde para todos os investimentos de renda fixa. É que toda vez que a Selic fica acima de 8,5% ao ano, como agora, o rendimento da poupança é de 0,5% + Taxa Referencial (TR). Hoje, no C6 Bank, o cliente encontra CDB prefixado de 1 ano que com uma remuneração de 14,3% ao ano, muito maior que os atuais 6,17% da poupança. Outra vantagem do CDB é que ele é tão seguro quanto a poupança os dois possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
A pesquisa C6 Bank/Ipec também identificou que os outros investimentos que contam com a adesão dos segmentos mais ricos são, na sequência, fundos de investimentos (16%), ações (14%), Tesouro Direto (13%) e LCI/LCA (9%). Só 1% disse aplicar em debêntures. A pesquisa também mostra que 64% dos entrevistados nessa faixa de renda se sentem confortáveis em receber assessoria sobre investimentos de forma digital. A maioria (51%) dos brasileiros das classes AB diz possuir investimento em bancos ou plataformas digitais.
Deixe um comentário