Una inaugura Centro Médico Veterinário no campus Itabira

Com a ideia de oferecer a docentes e discentes formas de trabalhar o ensino na prática, o Centro Universitário Una entregou na manhã desta quarta-feira (21) o Centro Médico Veterinário. A estrutura vai permitir propostas inovadoras de atender tutores em situação de vulnerabilidade, no tratar dos seus pets, e até de realizar castração animal, para controle populacional de cães e gatos em situação de rua, ou animais semi-domiciliados. Os próximos passos serão Centros de fisioterapia, odontologia, prática jurídica e fisiologia.

“É com muita gratidão e felicidade que inauguramos esse espaço. Entramos aqui em Itabira em 2019, e fomos acolhidos de braços abertos por toda a população itabirana. Então esse é mais um recurso que vamos usar para formação de nosso aluno, e para atendimento à comunidade, no caso, os tutores de pets que as vezes não tem uma condição de fazer o tratamento. Vamos auxiliar no atendimento a esse animais de pequeno porte,” disse Vinícius Costa Ferreira, diretor da Una Itabira.

“Devemos firmar em breve, parceria de acordo entre Una e Secretaria Municipal de Saúde, para integração acadêmica, tão importante para firmar políticas públicas no bem estar animal. Com a reforma administrativa haverá orçamento para criar um departamento com essa finalidade, na Prefeitura Municipal. Temos uma área rural de 1260 km2, três vezes o tamanho de Belo Horizonte, sendo 90% de área rural. Esta aí o sentido de investir no setor”, disse o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, no seu pronunciamento durante o evento.

O médico veterinário Jonata Barbieri, será o responsável técnico pelo Centro Médico Veterinário da Una Itabira. “Sempre foi um sonho, hoje inaugurado. Útil, não só na prática e vivência dos alunos, mas também para a sociedade em si, na utilização desse espaço,” comemorou o professor do curso do Centro Universitário. O diretor da Universidade, Vinícius Ferreira, acredita que o impacto da ferramenta será ainda maior, inclusive regional, no sentido de evitar o abandono de animais.

“Podemos com certeza contribuir nesse aspecto, assim como na questão da conscientização. Já temos projetos de extensão nas escolas, trabalhando com as crianças, que disseminam essa informação de cuidados com os animais, com seus pais. Vamos desde a parte do cuidado, até a conscientização, no projeto em longo prazo, trabalhado em cada semestre”, considerou o diretor da Una Itabira. Surgiu a proposta de programa de castração animal, atendendo as cidades de entorno, e foco nos animais em condições de rua.

Vinícius Costa Ferreira

Para o tutor ser atendimento, basta entrar em contato com o Centro Universitário, através do site da Una, clicando aqui, ou pelo Instagram oficial da instituição de ensino. Um formulário de cadastro deverá ser preenchido, para montar uma agenda de atendimento, formulada pela secretaria do Centro Veterinário, marcando dia e horário para levar o animal ao procedimento orientado pelos docentes. “As vantagens são: recursos a mais no processo de ensino e na aprendizagem, já aos alunos, terão a vivência prática”, concluiu o diretor da Una.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *