O Dia da Árvore é comemorado em todo o país em 21 de setembro. Em Itabira a data foi celebrada com plantio de mudas de palmeira e o lançamento do Manual Técnico de Arborização Urbana “Plantio e Poda”. Na oportunidade, ainda foram premiados os vencedores dos três primeiros lugares do concurso de fotografia “A natureza e suas interações”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).
As atividades ocorreram no Parque Municipal Mata do Intelecto, nesta quarta-feira (21), e a programação segue até o dia 30 de setembro. Na parte da manhã, integrantes do Centro de Convivência Interagir, da rede de atenção psicossocial do Município, tiveram a oportunidade de visitar a sala temática de Biodivesidade. O espaço foi elaborado para explorar elementos presentes no bioma da Mata Atlântica, sobretudo nas unidades de conservação de Itabira.
Na sala são encontradas exposições de fotos, sementes, insetos, além de uma trilha para apresentação da área preservada da fauna da região. O passeio pelo local termina com o Mural dos Desejos, onde o visitante pode deixar registrado um recado sobre a natureza. Logo depois, os usuários do Interagir participaram do plantio de mudas de palmeira Jussara, uma espécie que está em extinção e precisa ser preservada. A ideia é plantar 120 mudas incluindo outras espécies.
Adgar Barbosa Couto, um dos participantes, adorou a iniciativa. “Eu achei uma experiência maravilhosa de plantar essa árvore que vai embelezar mais o Parque do Intelecto. Pegar na terra, sentir a terra foi muito bom. A terra e a planta transmitem energia positiva para a vida da gente”, disse entusiasmado. O lançamento do documento que visa estabelecer de forma clara o planejamento da arborização do município cumpre a diretriz do Plano Diretor.
O manual foi construído por técnicos da SMMA, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), e inclui itens fundamentais como: a importância da arborização, benefícios ambientais, como deve ser o planejamento e o critério de escolha das espécies e locais adequados. O documento passará por algumas adequações e estará disponível em breve no portal do Meio Ambiente, no site da Prefeitura de Itabira.
Além dessa atividade, para incluir alunos da rede municipal de ensino foi promovido um concurso de fotografia. A ação envolveu estudantes de escolas municipais do ensino fundamental II. Os três primeiros colocados foram premiados. Vinícius Alonso, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, ficou com o terceiro lugar. Ele registrou um lindo ipê amarelo e quis mostrar o que a natureza representa. “É importante cuidar do meio ambiente como cuidamos da nossa casa”, falou com segurança o estudante.
O segundo lugar ficou com Ana Gabriele, do Colégio Municipal Didi Andrade. A estudante afirmou que o concurso foi uma oportunidade de mostrar as belezas da cidade. “Gostei de participar do concurso. Foi uma experiência legal, através da minha foto quis mostrar as coisas bonitas que tem na cidade”. Já o primeiro lugar foi conquistado pela estudante Clara Karen, da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça. A imagem de Itabira em meio a montanhas conquistou o corpo de jurados/profissionais ligados a SMMA, Itaurb e SME.
Deixe um comentário